Detalhes nos efeitos especiais sutis em Amanhecer – Parte 1




O estúdio de efeitos especiais Modus FX fez alguns dos efeitos mais sutis que você verá em The Twilight Saga: Breaking Dawn, Part 1 no próximo mês. Em um press release do estúdio, ficamos sabendo de alguns dos efeitos realistas que você talvez nem perceba que foi CGI (computação gráfica) quando assistir o filme. Coisa interessante! Leia o boletim de imprensa completo abaixo.

O estúdio de Montreal Modus FX recentemente entregou cenas com efeitos especiais integrados invisivelmente para ‘The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1′. A última edição da popular série  de vampiros baseada no romance de Stephenie Meyer estréia nos cinemas em 18 de Nov. Incorporando um olhar estilizado como expressão visual das qualidades não humanas dos personagens, o filme requiriu CGI invisível e estética refinada.

Um time de 12 artistas de Modus teve 12 semanas para completar 42 cenas para o filme, que incluiu criar uma barriga de grávida para a atriz principal Kristen Stewart, remover digitalmente um protetor de pulso que ela estava usando em outra seqüência e uma variedade de acabamentos cosméticos sutis.

Yanick Wilisky, supervisor de efeitos visuais e co-fundador da Modus FX, descreveu os desafios de criar computação gráfica orgânica. “Estamos tão acostumados a ver objetos e superfícies orgânicas. Se algo estiver meio estranho, você sabe que é falso – mesmo que você não consiga identificar exatamente o que está errado.”

Fazer Stewart parecer grávida foi uma das tarefas do Modus. “Eles queriam que o bebê chutasse e se movesse dentro de sua barriga,” disse Wilisky. “Tivemos de combinar os movimentos de câmera, a iluminação, até a granulação do filme, além de sutilezas de sua pele.”

Na verdade, de acordo com o supervisor de Computação Gráfica Martin Pelletier, “As duas coisas mais difíceis de se trabalhar em  CG são água e pele.”

“Neste projeto, tivemos de ser bem rápidos em termos de espelhamento,” ele explicou. “Fizemos uso de iluminação bem complexa do set, adicionando camadas 3D, e um movimento sincronizado de seu abdômen, para fazer com que parecesse estar grávida. Demoramos um pouco no começo para conseguir o efeito desejado e foi bem eficiênte uma vez que chegamos lá. Logo podemos entregar vários quadros todos os dias.”

 Efeitos Visuais “Artesanais”

Em uma sequência central – o casamento de Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) – a câmera abre ao redor dos recém casados enquanto se abraçam. Entretanto, devido a uma pequena contusão no pulso, Stewart estava usando um protetor no dia da filmagem. Naturalmente, o protetor teve de ser removido posteriormente.

“Sincronizar um close-up em movimento é um bom exemplo dos desafios de CG orgânica,” disse Pelletier. “Começamos com um modelo computadorizado da mão então cuidadosamente fazendo o adorno para criar movimentos naturais. Depois disso, cada movimento da mão tinha de combinar perfeitamente.”

A cena, que tinha mais de 300 quadros, pedia  movimentação de câmera e objeto. Profissionais de Iluminação da Modus renderizaram a mão da atriz com difusão subcutânea para capturar a translucidez natural e fazê-la parecer realista.

“O movimento foi particularmente difícil, porque quando estavam filmando, não estavam pensando sobre isso como uma cena e efeitos especiais. Não havia informações da câmera para esta sequência,” Pelletier explicou. “A solução foi fazer uma série de ajustes manuais cuidadosos. Já tínhamos substituído corretamente as fontes de luz no set. Para trabalhos como este, o olhar de um artista habilidoso é necessário para fazer tudo corretamente.”

“Bella está se movendo na cena enquanto a câmera circula em sua volta,” Wilisky acrescentou, “Ela está segurando a mão de Edward, então precisamos recriar partes de sua mão, além de um pouco da paisagem. Foi uma cena muito técnica e complexa, mas ninguém vai ver nada disso quando assistirem o filme.”

  O conhecimento de Modus

“Desenvolvemos um base de dados muito eficiente para efeitos visuais em cenas de ação, particularmente para aspectos como movimentação,” disse Wilisky. Juntamente com tecnologias próprias, Modus usa ferramentas como PFTrack, Mocha Pro e o pacote Nuke 3D. “As imagens que foram entregues para Twilight são similares aos tipo de efeitos invisíveis que já fizemos em filmes como The American, Barney’s Version e Jane Eyre. Os estúdios reconhecem que já temos um bom conhecimento e que sabemos fazer a coisa.”

Dirigido por Bill Condon, The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1 será lançado em 18 de Nov de 2011 por Summit Entertainment. O filme estrela Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner.